quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Uma dose de História do Brasil

Baumcuméquita? Très bien gente, estava hoje na aula de história, e o professor nos deparou com uma questão interessante: a descoberta do Brasil foi mesmo por acaso? Ele nos disse para aprendermos, principalmente para as respostas do PAS, não a dizer qual a teoria correta e qual a errada, mas sim a saber expor os argumentos que apóiam cada uma delas. Vejamos tais argumentos:


Opa, topei com um novo continente! - Segundo essa teoria, a mais conhecida, Pedro Álvares Cabral teria chegado no Brasil, durante uma possível calmaria no mar, guiado pelas
correntes marítimas. Essas correntes o tirariam da costa da África, do caminho para as Índias, e o colocariam na costa brasileira, que os portugueses julgaram ser o seu destino.


As correntes marítimas - note como a corrente que sobe do sul da África vai contra o trajeto dos navios para as Índias e, no caso de uma calmaria, como a corrente vermelha logo ao lado guiaria a frota para os lados do Brasil.


Esse já é nosso, vamos só tomar posse! - A teoria da intencionalidade é sustentada pelos seguintes argumentos: em 1498, Duarte Pacheco e sua frota de oito navios aportaram no litoral brasileiro, chegando a explorá-lo. Esse fato chegou ao conhecimento do rei de Portugal, que sabiamente o manteve em segredo. Então, em 1499, Vasco da Gama volta para Lisboa com informações de indícios de terra firme vistos ao passar ao longo da costa brasileira. Com todas essas informações, será que o descobrimento ainda seria coincidência? Para reforçar, há o fato de que Cabral e seus homens ficaram uma semana em terras brasileiras, tempo mais do que necessário para "reabastecer" o navio, além do esforço em conquistar a simpatia do povo que aqui vivia.

Aí fica a critério de cada um decidir o que apoiar. Claro que aqui não estão expostos todos os argumentos, mas os principais estão. Espero que façam bom proveito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sem material impróprio e trollagem por favor.