A arte no Paleolítico:
São dessa época, que surgem as primeiras manifestações artísticas de que se tem registros. As primeiras expressões da arte eram muito simples. Para fazer pinturas o artista do paleolítico obtinha um pó colorido a partir da trituração de rochas, depois, por um "canudo", soprava esse pó sobre a mão encostada na parede da caverna, a área em volta da mão ficava colorida, a parte coberta não, sendo assim o artista obtinha uma silhueta da mão, como no negativo de uma fotografia.
A principal característica dos desenhos e pinturas do período é o Naturalismo, onde o artista do Paleolítico representava os seres do modo como as via de determinada perspectiva, isto é, reproduzia a natureza tal qual a sua visão captava.
Quando olhamos uma pintura rupestre, é inevitável nos perguntamos o que ele queria mostrar com aquilo. Umas das explicações mais frequentes é que seriam obras de caçadores, como parte de rituais de magia. Talvez o pintor-caçador acreditasse que "aprisionando" a imagem do animal, teria poder sobre ele. Assim, se o representasse mortalmente ferido no desenho, conseguiria abatê-lo na vida real. Isso é claro apenas uma hipótese, pois não há como comprová-la.
A arte no Neolítico:
O período Neolítico se desenvolveu a técnica de produzir armas e instrumentos com pedras polidas por atrito, que as tornava mais afiadas. Ainda nesse período deu-se a chamada Revolução Neolítica, o início da agricultura e da domesticação de animais, que permitiu ao homem a substituição da vida nômade, errante, por uma mais estável. Houve também um rápido aumento populacional e o desenvolvimento dos primeiros núcleos familiares, além da divisão do trabalho nas comunidades.
A partir daí, o ser humano criou técnicas como a de tecelagem e da cerâmica e construiu as primeiras moradias. Com isso, o poder de observação e os aguçados sentidos do artista-caçador do Paleolítico deram lugar à atividade mental e reflexiva do camponês do Neolítico, como consequência, o estilo Naturalista foi substituído por um estilo mais simples e geométrico, com sinais e figuras que mais sugerem do que reproduzem os seres.
Com o tempo, tais figuras reduziram-se a traços e linhas muito simples, mas capazes de transmitir sentido a quem as via. Delas surgiram depois a primeira forma de escrita: a escrita Pictográfica, na qual os seres e as idéias são representadas por desenhos. Bom espero que gostem e valeu.
Texto com base no livro: história da arte.
Texto por: Daniel
Olá, gostei do plano de fundo, onde consigo essa imagem?
ResponderExcluirOlá Cassiane. Esse plano de fundo pode ser encontrado na página de personalização do blogger. Aba de layout, como é um plano de fundo padrão, está disponível para qualquer usuário.
ResponderExcluirOlá.Amei seu plano de fundo,mais posso da minha opinião? é porque tem branco e azul no fundo e as letras do texto são brancas,então fica um pouco difícil para quem usa óculos ler,porque as letras começam a sambar (só uma opinião para melhorar seu blog ;D)
ResponderExcluir