sexta-feira, 19 de agosto de 2011

As Legiões Romanas

Baumcuméquita?Intão pessoal, como muitos sabem Roma foi um dos mais grandiosos impérios da antiguidade, mas como se deu tudo isso? Vou mostrar agora um pouco do funcionamento militar do antigo Império Romano, suas legiões, acampamentos, equipamentos, etc. Espero que gostem.




As legiões: Contavam com um número de 1.000 à 8.000 homens cada, dependendo das baixas que eventualmente sofressem em batalha. Eram subimissas a um general ou a um alto magistrado que por sua vez possuiam um certo numero de legiões.


As legiões possuiam homens altamente treinados, diciplinados e equipados. Possuiam taticas de combate e de formações táticas que influenciam nos combates até hoje.












A hierarquia militar Romana é simples:


Soldado raso;

Daceno-comanda dez soldados(decúria);

Centurião-comanda dez dacenos (centúria);

Tribuno-comandava de 4 à 5 centuriões(coorte);



Legado-comandava 10 tribunos formando então uma legião.


A insígnia das legiões era a Águia Romana, no tempo de Gaio Júlio Cesar era feita de prata e ouro, e a partir da reforma de Algusto passou a ser só de ouro, a Águia ficava na custodia da primeira coorte e só saia do acampamento em casos raros, quando toda a legião se deslocava.
Para garantir a segurança da Águia existia um suboficial legionário denominado Aquilifer, que em ocasião de batalha deveria protejer a insignia ao custo da propria vida, pois a perda da mesma era sinal de grandes desgraças, fato este ocorido poucas vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sem material impróprio e trollagem por favor.