terça-feira, 3 de maio de 2011

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo

Baumcuméquita? Voltei agora postando as 7 Maravilhas do mundo Antigo, que são magníficas obras aquitetonicas e artísticas erguidas durante a antiguidade clássica, sendo que a unica delas que permanece praticamente intacta até hoje é a Pirâmide de Quéops.







Mausoléu de Halicarnasso:


Foi um suntuoso túmulo que a rainha Artemísia II de Caria ordenou que fosse construído sobre os restos mortais de seu irmão e esposo, o rei Mausolo, no ano 353 a.C.


Construído por dois arquitetos gregos: Sátiro e Pítis , e por 4 escultores também gregos:Briaxis, Escopas, Leocarés e Timóteo.


Hoje fragmentos deste mausoléu encontram-se no Museu Britânico e no Museu Bodrum, na Inglaterra e Turquia respectivamente.




O Farol de Alexandria :


Foi construído a mando de Ptolomeu I no ano 280 a.C. , pelo arquiteto Sóstrato de Cnido.


Era uma torre de Marmore situada na ilha de Faros, próximo ao porto de Alexandria no Egito, em que em seu topo existia uma chama que através de espelhos iluminava uma distância de até 50 km .


Depois das Pirâmides de Gizé, foi a escultura que mais durou sendo destruída por um terremoto em 1375, destroços deste farol foram encontrados por mergulhadores em 1994.








O Colosso de Rodes :


Era uma escultura de cobre de 30 metros, do Deus grego Hélios, colocada na entrada marítima da ilha grega de Rodes. A escultura foi finalizada no ano 280 a.C. por Carés de Lindos.


O colosso possuía 70 toneladas de cobre, as embarcações passavam por baixo de suas pernas, cada pé do colosso estava em um lado do canal e em sua mão direita estava uma tocha que guiava os navios de noite.

Apesar de sua imponência durou somente 55 anos, caindo por conta de um terremoto, que o levou ao fundo da baía, tempo depois Ptolomeu III ofereceu-se para reconstruir a estátua mas o povo se negou acreditando que aviam ofendido o Deus Hélios.






A Estátua de Zeus em Olímpia :


Foi construída no séc V a.C. em homenagem ao Deus grego, Zeus. Possuía de 12 à 15 metros de altura, era feita de marfim, ouro e possuía pedras preciosas, acredita-se que a construção tenha durado 8 anos, e que após 800 anos a obra tenha sido levada para Constantinopla onde foi destruída após um terremoto.


A escultura representava Zeus sentado em um trono com, na mão direita a estátua da deusa da vitoria, e na mão esquerda uma esfera em que se debruçava uma águia.


Templo de Ártemis em Éfeso :


Era um templo dedicado à deusa Ártemis, localizado em Éfeso. Foi o maior templo do mundo antigo, construído em 550 a.C. , pelo arquiteto Quersifão e destruído no ano 356 a.C. por Heróstrato para conseguir que seu nome se espalhasse pelo mundo, sabendo disto os habitantes da cidade não revelaram seu nome, que foi descoberto graças ao historiador Strabo. O templo foi reconstruído em 323 a.C. porem foi destruído, desta vez pelos Godos em 262 d.C.


Sua importância foi diminuída graças à chagada do cristianismo no mundo e hoje somente uma pilastra do templo encontra-se de pé.







(restos do templo atualmente)

Pirâmide de Quéops :


Ao contrario do que muitos pensam é somente a pirâmide de Quéops que é considerada uma das 7 maravilhas do mundo antigo, e não todas as 3 pirâmides de Gizé


A pirâmide de Quéops foi construída a 4500 anos atraz, por volta do ano 2550 a.C. também conhecida também por grande pirâmide ou grande pirâmide de Gizé, possui 147 metros de altura e por 4 mil anos foi a maior estrutura construída pelo ser humano sendo superada somente no séc XIX pela Torre Eiffel.



(A pirâmide de Quéops é a do meio)



Jardins Suspensos da Babilônia :


Entre todas as maravilhas, esta é a menos conhecida, já que hoje foram encontrados poucos relatos e nenhum sitio arqueológico com qualquer vertigio do monumento, o único vestígio suspeito é um poço que pode ter sido usado para bombear água.


Foram construídos por volta do ano 600 a.C. às margens do rio Eufrates, na Mesopôtamia,o atual sul do Iraque, os jardins na verdade eram 6 montanhas artificiais feitas de tijolos de barro cozido, com terraços sobrepostos onde foram plantados flores e árvores, supõem-se que eram apoiados em colunas de altura que varia de 20 até 100 m. Para subir aos terraços subia-se uma escada de mármore e nos terraços haviam mesas e fontes.


Os jardins ficavam perto do palácio do rei Nabucondonosor II em homenagem à sua esposa, na capital do império caldeu, ainda sob comando de Nabucondonosor II a cidade prosperou muito e no séc V Heródoto dizia que a Babilonia: "ultrapassava em esplendor qualquer cidade do mundo conhecido". Porém em 539 a.C. os persas dominaram o império caldeu, e dois séculos mais tarde perderam seu poder para Alexandre o grande, após algum tempo Alexandre morreu e a cidade deixou de ser capital do império e começou sua decadência, não se sabe quando foram destruídos os jardins e atualmente as ruínas da Babilônia encontram-se abaixo da cidade Al Hillah.




Fonte de pesquisa:




Texto por Luis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sem material impróprio e trollagem por favor.